SIGAM MEU BLOG AQUI...

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Tingimento

Olá amigas e visitantes
A postagem de hoje é muito importante pois tenho visto muitas peças de crochê com a técnica do tingimento,vale lembrar que tem alguns cuidados que devemos tomar...o texto é grande mais as dicas são ótimas!espero poder ajudar quem tem dúvidas,verão chegando e o crochê tingido é uma tendência que promete arrasar em 2013.









Você está enjoada das suas roupas? Quer deixá-las com uma pegada mais atual? Ou manchou aquela blusa que você tanto gosta? Pois saiba que não precisa gastar dinheiro para comprar peças novas. Uma solução mais econômica é investir no tingimento.

A técnica é indicada para aplicar em peças que tenham, no mínimo, 50% de fibra de algodão. O processo renova a cor de peças, muda totalmente a cor (você pode tingir uma blusa amarela de azul, por exemplo) ou cobre manchas indesejadas. Os tecidos mais comuns para o tingimento são jeans, sarja, seda, veludo, moletom, plush, cotton, crochê e toalhas. As fibras de lã acrílica, lã natural, poliéster, lycra, suplex e sintéticos, em geral, não suportam os processos de tingimento têxtil e deixam os tecidos manchados mesmo após diversas tentativas.

Para realizar o processo de tingimento no que diz respeito a tonalidades é muito simples. As marcas de pigmentos oferecem um leque amplo de tons que seguem as últimas tendências de cores da moda. Além disso, o custo dos pigmentos é baixo e não deixa a peça com aspecto artificial.

Você pode optar por fazer o tingimento em casa ou procurar uma empresa que faça o processo. Para tingir em casa, é preciso muito cuidado para deixar o tecido com uma cor uniforme. O pó Guarany e o Tupy são pigmentos com diversas cores e ótimos para o tingimento caseiro. Confira algumas dicas de como fazer:

1º passo: Antes de iniciar o tingimento, lave bem o tecido ou a peça com sabão e não use amaciante. É necessária a remoção de acessórios como botões na hora do tingimento;
2º passo: Coloque água em uma panela velha (é melhor que seja velha porque vai aderir a tonalidade), adicione o pigmento e dissolva bem;
3º passo: Antes de adicionar o tecido, deixe a água ferver com o corante. Isso é essencial para a cor aderir uniformemente à peça;
4º passo: Após colocar o tecido na panela, deve-se mexer com um bastão ou colher de pau. É necessário mexer constantemente, porque se o tecido ficar parado, ele ficará manchado;
5º passo: Quando o tecido ficar da cor que você quer, tire-o da água e passe embaixo da torneira com água gelada, torça bem e coloque para secar no varal;
6º passo: Quando a peça estiver seca, mergulhe-a no amaciante para dar mais maciez ao tecido.
Esse processo vale no caso de tingimento de peças mais claras para tons mais escuros. As peças de cores escuras devem ser tingidas com a cor original ou outra mais forte.
Não esqueça que para fazer o tingimento caseiro, é necessário lembrar das cores primárias (magenta, amarelo e azul ciano). É que, nesse caso, é preciso somar o tom da peça com a cor do pigmento para resultar na cor desejada. A gente explica: é que se você deseja tingir uma blusa amarela de azul, é só adicionar o pigmento verde. Se a blusa for rosa e desejar a tonalidade roxa, é só adicionar o pigmento azul. Ou se a blusa for azul e desejar a cor verde, adicione amarelo.




3 comentários:

  1. Nossa muito Boa A Dica Ameii!!!!!!! obrigada

    ResponderExcluir
  2. Malu, eu tenho uma blusa de criança de lã amarela que a minha avó fez há muitos anos. Gostaria de saber se realmente não posso tingi-la de azul marinho ou preto?

    ResponderExcluir
  3. ADOREI SEU BLOG ,LINDO E MUITO ÚTIL. PARABÉNS !
    SE QUISER ME FAZER UMA VISITA , FICAREI FELIZ. BJS !!!!!!

    ResponderExcluir

Olá queridas,é um imenso prazer recebe-las aqui...deixe um comentário e ficarei muito feliz!bjkas